quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cinema 4D, um universo sensorial


E essa febre por experimentar em primeira pessoa a ação de um filme, sendo mais que um simples espectador passivo, levou algumas redes de cinemas a ressuscitar a chamada quarta dimensão, que consiste em acrescentar ao 3D a estimulação sensorial, além da visão e da audição. Assim, graças a alguns dispositivos especiais, o espectador pode perceber cheiros sintéticos, sentir na pele efeitos climatológicos como vento, chuva e nevoeiro, ou crer que está presente em uma explosão como conseqüência de efeitos avançados de luz e de som. Além disso, a essa combinação podem ser acrescentados assentos articulados que movimentam o espectador ao ritmo da ação mostrada na tela.


Começo das quatro dimensões no cinema está sendo tímido, em parte porque requer um grande investimento para acondicionar as salas e adaptar os efeitos aos filmes e em parte porque a indústria é reticente a adotar mudanças radicais. Também é preciso levar em conta que a experiência em 4D não é do gosto de todos: a sensação pode ser tão envolvente que o espectador pode chegar a sofrer enjôos, como aconteceu entre grande parte do público que assistiu à projeção em quatro dimensões de um documentário sobre a vida marinha no National Sea Life Centre de Birmingham (Reino Unido).

Link: http://tecnologia.terra.com.br/mundo-em-3d/noticias/0,,OI5099668-EI17669,00-Cinema+em+D+promete+novas+sensacoes+que+vao+alem+do+D.html
Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: