quinta-feira, 11 de setembro de 2008

TRANSFORMAÇÃO

As mudanças educacionais de transformacão manifestam-se em duas dimensões.

Por um lado, em relação com as políticas específicas.
Por outro, as mudanças nas escolas e nas universidades.
As políticas relativas à transformação do sistema educativo se desenvolveram através de duas fases.

A primeira, que começa com a democracia, orientou-se à democratização da vida cotidiana das escolas e a busca de um novo modelo para o sistema .
A segunda, inclui decisões para a devolução de responsabilidades da gestão dos serviços educativos, ao mesmo tempo, a geração dos consensos em torno ao novo modelo para o sistema educativo através da normativa e da progressiva recuperação.
O avanço nesta fase possibilitou atender os desafios que os novos
cenários econômicos, políticos e sócio-culturais impõem à educação de primeiro e segundo graus.
Este marco permitiu a concretização de um processo de profundas transformações no campo da educação, marcado por uma série de
idéias-força que são:

1. Eqüidade e qualidade. Um sistema educativo que aumente as oportunidades de uma aprendizagem de qualidade para todos.
2. Descentralização e participação. Um sistema educativo definido desde a unidade escolar.
3. Excelência acadêmica. Um sistema que permita contar com os melhores e mais atualizados conteúdos para todos.
4. Transformação organizacional. Um modelo alternativo de organização e gestão dinâmico, flexível e efetivo.

Para conseguir as mudanças, escolheu-se a estratégia da simultaneidade, construindo as possibilidades de longo prazo a partir dos sinais claros dados no curto prazo.
Assim mesmo, optou-se por uma estratégia de transformação massiva, gradual e permanente que atenda as diferentes necessidades institucionais e governamentais. Isso implica um ritmo na expansão das mudanças, que é graduado pelas autoridades locais.

Os programas em execução

A transformação da educação é um processo em andamento. Como qualquer processo social e institucional importante, seus resultados não se apreciam em meses ou anos, mas em décadas.
A Educação Polimodal inclui dois tipos de formação.

Em primeiro lugar, uma Formação Geral de Fundamento que se traduz em Conteúdos Básicos Comuns.
Em segundo lugar, uma Formação Orientada que se manifesta nos Conteúdos Básicos Orientados.
A Formação Geral de Fundamento, junto com a Formação Orientada, permitem configurar cinco modalidades:
Ciências Naturais; Economia e Gestão das Organizações; Humanidades e Ciências Sociais; Produção de Bens e Serviços; Comunicação, Artes e Desenho
O terceiro ciclo da Educação Geral Básica é o espaço mais inovador e o principal desafío da nova estrutura.Se tenta dar respostas a um sujeito de aprendizagem não contemplado anteriormente, cuja característica central é a de deixar o pensamento concreto para abrir-se ao pensamento abstrato. Este terceiro ciclo é o campo específico para um sujeito de aprendizagem
diferente. Pretende-se um formando que pense por conta própria, resolva problemas, seja crítico frente às circunstâncias e participe das mesmas.

A transformação curricular
A renovação dos conteúdos educativos é um processo imprescindível e urgente, que foi enfrentado como um dos primeiros passos da transformação.
Acompanhando um sistema educativo descentralizado mas articulado, os conteúdos da educação organizam-se em três níveis de
adequação:

* Conteúdos Básicos Comuns


* Desenhos Curriculares: adequam às realidades regionais, estabelecem a seqüência e o ordenamento dos conteúdos, definem a metodologia de conteúdo e explicitam os critérios da promoção e certificação.
Saber, saber raciocinar, saber fazer e saber ser, organizam a proposta de conteúdos conceituais, de procedimentos e atitudes para o desenvolvimento das capacidades pessoais e sociais que a escola deve promover, para permitir a participação dos jovens como membros plenos da sociedade.


* Consulta à sociedade.
A unidade escolar é considerada o eixo da transformação. Constrói-se assim um modelo escolar que re-afirma o compromisso de alcançar uma aprendizagem concreta, em base a uma nova proposta de aula. A escola deve ensinar a conhecer e a saber fazer.

A partir dos novos modelos de gestão, ocorreram mudanças:

Na aula:
* trabalhos grupais variados de acordo a diferentes critérios
* nova distribuição dos tempos e os espaços
* utilização de diversas fontes de informação
* trabalho mais autônomo dos alunos
* propostas de integração de áreas em projetos articuados.


Nas escolas:
* trabalho em equipes de docentes
* elaboração participativa de projetos institucionais
* acompanhamento pessoal aos docentes
* diminuição significativa das tarefas burocráticas
* gestão democrática com indicadores de conquistas

Na supervisão:
* apoio à capacitação docente
* tratamento ágil e democrático da informação
* trabalho em equipe de supervisores
* acompanhamento pessoal aos docentes e diretores
* gestão de recursos para facilitar a tarefa de conteúdo

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