sexta-feira, 5 de setembro de 2008


RAINHA DAS MALHAS COMEMORA 40 ANOS DE CARREIRA

SONIA RYKIEL, conhecida como “Rainha das malhas”, celebra este ano 40 anos de carreira e para assinalar a data o Musée des Artes Decoratifs, em Paris, vai apresentar uma retrospectiva do seu trabalho. Entre 20 de Novembro de 2008 e 19 de Abril de 2009, "Sonia Rykiel, Exhibiton" retraçará 4 décadas de criação em 220 silhuetas, de 1968 à actualidade. Os looks que fizeram o estilo Rykiel – o preto, as malhas, as inscrições, as costuras do avesso, as riscas, o strass – serão recordados em fotografias e vídeos de desfiles. Num espaço evocando um apartamento de Georges-Eugène Haussmann, o visitante descobrirá todo o universo da criadora, passando de uma sala para outra, numa viagem temática. A exposição vai abrir com uma série de retratos da autoria da fotógrafa Sarah Moon, raramente expostos ao público. Em exibição estarão também alcovas e toucadores, assim como documentos inéditos como uma longa entrevista que Andy Warhol fez a Sonia Rykiel em 1981, para a “Warhol’s TV”. A exposição será acompanhada por um livro, que cataloga os 40 anos de criação em 6500 fotografias de desfiles. Estudos sobre Sonia Rykiel, as suas relações com os Estados Unidos e o Japão e a sua predilecção pelo preto completam a publicação.

SONIA RYKIEL nasceu em Paris, França. As suas primeiras criações surgiram em 1962, num momento de gravidez, quando sentiu necessidade de conceber o seu próprio vestuário em malha, macio e confortável. Deste ímpeto criativo resultaram duas peças que viriam a marcar a sua carreira futura enquanto designer de moda: um vestido de grávida e uma camisola, ambos em malha.

Os dados estavam lançados. Em 1968, a criadora abriu a sua primeira loja. As malhas foram desde o início o seu forte. A sua predilecção por este método criativo levou a que a apelidassem de “Rainha das Malhas”.

Além da paixão pela moda, Sonia Rykiel dedica-se a outras áreas e assume-se como uma pessoa multifacetada, que enveredou por campos como o design, a escrita, a representação, a gastronomia e a cosmética. Neste último ramo, a designer foi buscar referências ao mundo da moda para lançar o perfume L’Eau de Sonia Rykiel. Sonia Rykiel é o único grupo familiar francês de moda cem por cento independente, auto-financiado e em crescimento, cuja presidência, direcção e criação são inteiramente asseguradas por Sonia Rykiel, sua filha Nathalie Rykiel-Burstein, que actualmente assume as rédeas criativas da marca, dando continuidade ao projecto da mãe, e Simon Burstein, marido de Nathalie Rykiel.

Nathalie Rykiel entrou no universo da marca em 1975, desfilando para as colecções Sonia Rykiel. Fascinada pelo potencial da marca, decidiu imbuir-se completamente nos negócios da mãe, passando a ocupar, sucessivamente, as funções de directora comercial, directora artística para as licenças no Japão e, mais tarde, directora de desfiles. Enquanto directora criativa da empresa, Nathalie Rykiel tem sido a colaboradora e conselheira mais próxima da mãe nos últimos 20 anos, promovendo a imagem do grupo e desenvolvendo novos produtos.

Postado por Prof. Angela Valiera - Matéria publicada por ASSOCIAÇÃO MODALISBOA

Nenhum comentário: