PERFIL Para a consultora Angela Valiera, uma boa imagem é aquela que reflete o interior da pessoa
Imagem é a representação externa de quem somos internamente. É a forma como somos percebidos e que resulta na opinião que as pessoas têm de nós. Essa é a definição que Angela Valiera, Consultora de Imagem e Etiqueta e membro da AICI - Association of Image Consultants International, se baseia para abordar a importância da adequação da imagem para o crescimento profissional. "Trata-se de uma característica não somente composta pelo visual, mas também pelo comportamento e atitudes", ressalta.
Muito mais que aprimoramentos técnicos e de gestão, a consultora destaca que para se diferenciar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, o profissional precisa trabalhar sua imagem e seu comportamento como uma maneira de se reposicionar, agregar valor à sua pessoa e, assim, conseguir novas conquistas. "O importante sempre é pensar se a sua imagem valoriza o seu conteúdo, se ela realmente reflete quem você é ou quem você quer e está trabalhando para ser. Mas avaliar isso não do seu ponto de vista pessoal, mas do ponto de vista das outras pessoas que interagem com você, clientes, fornecedores e parceiros", explica a consultora, em entrevista ao Modulinho Empregos. Confira as dicas da especialista.
MODULINHO EMPREGOS: Na sua opinião, qual é o peso da imagem no crescimento profissional?
ANGELA VALIERA: É difícil quantificar, mas é fato que seu peso sempre foi grande e hoje está ainda maior. Isso porque vivemos em um tempo no qual uma boa formação e domínio do inglês, por exemplo, já não são mais diferenciais e sim requisitos mínimos. Com isso, as empresas têm cada vez mais buscado outros elementos no momento da seleção, quer seja ela interna ou externa. Nesse cenário, o marketing pessoal e a construção da imagem profissional tornaram-se fundamentais. Um profissional empenhado em trabalhar seu personal branding (marca pessoal) terá muito mais chances de se destacar no mercado.
M.E: E os profissionais têm consciência da importância da imagem no mundo dos negócios?
A.V: Essa consciência está crescendo muito rápido. Pessoas e empresas percebem a importância de se trabalhar efetivamente com essas informações e buscam cada vez mais treinamentos especializados, como palestras, cursos e coaching.
Isso acontece porque roupas e comportamentos inadequados causam desconforto no grupo e, em boa parte das vezes, não são percebidos pela pessoa em questão. E esse desconforto pode se tornar ainda maior quando uma pessoa da própria empresa, de um cargo de chefia ou do RH, tenta abordar aquele que é extremamente competente, mas não se apresenta adequadamente, se vestindo e se comportando aquém do esperado para a posição que ocupa.
M.E. : Como podemos adequar nossa imagem na rotina no ambiente de trabalho ou durante a busca por uma vaga no mercado?
A.V.: O principal é ser verdadeiro e trabalhar sua imagem como reflexo de seu interior, porém de forma adequada ao meio no qual estão inseridas ou querem se inserir. Pessoas que conseguem fazer isso têm mais chances de conseguir um trabalho ou cargo adequado ao seu perfil.
Os entrevistadores não querem respostas certas, mas sim conhecer as características do entrevistado para analisar se seu perfil está de acordo com aquela vaga ou se seria mais indicado para outra. O mesmo acontece dentro de uma empresa para quem deseja mudar de cargo.
Usar o bom senso e a capacidade de perceber o que os outros esperam de você, resultando em atitudes positivas é um bom passo na área do comportamento.
M.E: De que maneira é possível perceber a hora de repensar a nossa imagem?
A.V.: Uma das opções é questionar os colegas de conviívio profissional. Conversar com o RH da empresa na qual você trabalha, questionando qual é a sua imagem percebida também. Mas acima de tudo, é importante perceber como as pessoas agem com você e em relação aos outros. Quando a reação que você tem das pessoas é referente uma imagem diferente de quem você realmente é, já é um sinal de que a sua imagem não está de acordo e que é hora de se reposicionar.
Outro ponto é que o mercado de trabalho e as empresas esperam que seus funcionários conheçam a linguagem das roupas e entendam que nos momentos em que estamos trabalhando, nossa imagem reflete a empresa perante clientes e parceiros, e não apenas como uma pessoa. Como a imagem é composta não somente pela roupa, mas por nossos gestos e atitudes, espera-se também que as pessoas conheçam a linguagem do comportamento humano, da boa educação, das boas maneiras e a interpretação de olhares e gestos, pois são elas que nos permitem compreendam exatamente o que as pessoas esperam de nós.
Pessoas que dominam esse repertório conseguem se reinventar sozinhas. As outras, normalmente precisam de orientação de um especialista em Consultoria de Imagem.
ELLEN FERNANDES
Para ver a entrevista na integra Acesse: Jornal de Jundiaí
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